Conferência Global: Bioética e a Pandemia
“Conferência Global sobre Bioética e a Pandemia do Coronavírus”
Nos dias 10 e 11 de março, a Universidade de Haifa (https://www.haifa.ac.il/) organizará, online, a Conferência Global sobre Bioética e a Pandemia do Coronavírus (Global Conference on Bioethics and the Coronavirus Pandemic), com o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (https://sigarra.up.pt/fmup), do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (http://cintesis.eu/pt/homepage/) e da Associação Portuguesa de Bioética (APB).
“A recente pandemia de coronavírus (SARS-CoV-2) e a doença associada (COVID-19) precipitou o repensar da Ética global”, afirma Rui Nunes, presidente da Conferência.
O professor da FMUP e investigador do CINTESIS entende que “esta Conferência é o local perfeito para uma troca de ideias plural e universal, de modo que pessoas diferentes se unam numa visão partilhada de justiça global”.
Como representante brasileiro no evento, no dia 11 de março, José T. Thomé, médico pela FCMSCSP (https://fcmsantacasasp.edu.br/), psiquiatra e psicoterapeuta especialista em situações de crises e transtornos da contemporaneidade. Presidente da Secção Psiquiatria em Crises e Desastres da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA), afirma que “infelizmente o Brasil tende a assumir uma posição central, e muito ruim, se observado por sua gestão pública, falhas no enfrentamento e dimensão que a pandemia alcançará no país. E também por isso, é urgente repensar a nossa resposta ao problema, sob a perspectiva da Ética”.
O programa oferecerá, no dia 10 de março, a partir das 9h30, intervenções como as do brasileiro Miguel Roberto Jorge, psiquiatra que dirigiu a Associação Médica Mundial no biênio 2019-20, Amnon Carmi (presidente da Cátedra Internacional de Bioética), Otmar Kloiber (Associação Médica Mundial) e Moty Benyakar (presidente da Rede Ibero-americana de Ecobioética).
Estão previstas a realização de quatro painéis, intitulados: “Bioethics and Global Health”, “COVID-19 and Human Rights”, “Medical Ethics and Professional Integrity” e “Justice in the Access to Healthcare”
Entre os oradores confirmados, há especialistas de diversos países, incluindo Trevor Gibbs, presidente da Associação para a Educação Médica na Europa (AMEE), e Annette Kennedy, presidente do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN).
ATENÇÃO! Para participar (plataforma ZOOM), é necessário se inscrever previamente, através do link de acesso: http://bit.ly/2KtFNna