Inspiração global – Ações relevantes localmente
19º Congresso Mundial da Associação Mundial de Psiquiatria
Neste ano, o XIX Congresso da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA na sigla em inglês) acontecerá entre os dias 21 e 24 de agosto, na cidade de Lisboa, Portugal. E o tema geral que referenciará as Sessões Plenárias, Simpósios, Cursos e Sessões Científicas da emblemática reunião mundial da WPA, prevê atenção para ações relevantes e exitosas, empreendidas localmente, de modo que os seus resultados sirvam como referência e inspiração internacional.
O Prof. Dr. José Thomé será um dos conferencistas das Sessões Científicas (dia 23, as 16h30, pavilhão 3C), e auxiliado pela psiquiatra argentina Dra. Irene Onik, apresentará o tema “Os Impactos Disruptivos na Saúde Mental Contemporânea”, interligando os princípios básicos de conceitos como “Disruptivo” e “Vivências Traumáticas (Benyakar, 2002), com os fundamentos da metodologia técnica da “Experiência Relacional Reconstrutiva – ERR”, estabelecidos pelo próprio Dr. Thomé, em 2013.
O cronograma de Sessões Plenárias reunirá profissionais como o historiador e ativista canadense Robert van Voren, a psicóloga argentina Dévora Kestel, e psiquiatras como: Maria Luisa Figueira e Maria João Heitor dos Santos (Portugal), Florence Thibaut (França), Afzal Javed (Paquistão), Ashok Roy (Inglaterra), Norman Sartorius (Alemanha) e Miguel Roberto Jorge (Brasil), entre tantos outros, além da australiana Helen Herrman, atual presidente da WPA.
Segundo o Dr. Thomé – que preside a Secção Intervenção em Desastres da WPA e também participará de encontros específicos ligados a essa área – o Congresso em 2019 acontece em um momento internacional particularmente delicado, sob as perspectivas política, econômica e humana. “O encontro será importante para o debate sobre modelos de contribuição que os especialistas em Saúde Mental poderão oferecer às populações durante os períodos que ainda estão por vir”, afirmou. “É imperativo que nós estejamos atentos para modelos de intervenções regionais eficientes, que possam ser aproveitados e replicados em diferentes países. Inclusive no Brasil”.
Entre as sessões que o Dr. Thomé afirmou estar determinado a participar, o psiquiatra e psicoterapeuta destacou: “Qualidade de atendimento para pessoas mentalmente doentes de todas as idades”, apresentado por Afzal Javed e pelo psiquiatra português José Miguel Caldas de Almeida; “Combate ao estigma e discriminação dos doentes mentais: sucessos e novas iniciativas”, do psiquiatra britânico Graham Thornicroft; e “As depressões resistentes”, apresentados pela Prof. Dra. Carmita Abdo (Brasil) e pelo psiquiatra Marques Teixeira (Portugal), além de diversos encontros científicos. Porém, o Dr. Thomé ainda ressaltou ser “uma pena que por reunir tantos especialistas, e do mundo todo, o Congresso precise concentrar tanto os horários das sessões, em poucos dias. Para participar em todos os encontros que eu desejo, precisaria de ao menos 10 dias”.
Mais informações sobre o evento, diretamente no portal do 19º Congresso WPA.
Acesse o programa completo.