NOVO curso – SEDES SP
Psicoterapia e Intervenção Psicodinâmica em Situações de Crise.
NOVO Curso de Aperfeiçoamento cód. 7893
(programa internacional)
Curso credenciado pela Secção de Psiquiatria dos Desastres da World Psychiatry Association (WPA), pela Rede Ibero-americana de Eco-bioética / Cátedra UNESCO de Bioética, e pelo Doutorado Internacional de Investigação sobre o Disruptivo desenvolvido em Buenos Aires pela Rede Ibero-americana de Ecobioética e Universidade Del Salvador (USAL). Início: Corpo docente: Professores: Professores convidados: |
Apresentação
No ano em que completa 40 anos de presença ininterrupta na grade do Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo, a equipe da Psicodinâmica elaborou um currículo inédito de aperfeiçoamento em psicoterapia e intervenção em situações de crise.
O novo curso é qualificado por décadas de pesquisa e prática psicodinâmica em diferentes realidades culturais, econômicas e sociais, em nível nacional e internacional, e o único já certificado pela Rede Ibero-americana de Ecobioética para a Educação, a Ciência e a Tecnologia da Cátedra UNESCO de Bioética. e pela Secção Intervenções em Desastres e Crises da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA na sigla em inglês).
O programa foi planejado para oferecer treinamento e instrumentalização teórica exclusiva para profissionais da área de Saúde Mental, Saúde e Gestão Pública. E tem como foco, as intervenções para suporte a indivíduos, grupos e populações afetadas por eventos violentos extremos, resultantes de situações contemporâneas de crise desencadeadas por causas sociais, econômicas, políticas e advindas de fenômenos naturais, entre outras.
Objetivos do curso
1) Compreensão psicodinâmica sobre eventos fáticos que podem ser somados às causas de origem intra e interpsíquicas, e sua recorrência na realidade contemporânea.
2) Instrumentalização técnica sobre Clínica do Disruptivo e sobre Experiência Relacional Reconstrutiva, para aplicação em atendimento individual e coletivo.
3) Desenvolvimento de visão ampla por parte do profissional, de si e do paciente, como indivíduos inseridos nos mesmos e múltiplos contextos.
4) Especialização dos profissionais dentro do modelo psicodinâmico neste novo campo da área de Saúde Mental.
Os pilares fundamentais que caracterizam o novo curso, contemplam:
– Abordagem diferenciada e exclusiva para intervenções em situações de crise na realidade do século XXI (fundamentos e técnicas tradicionais, complementados por novas teorias e técnicas reconhecidas internacionalmente);
– Apresentação e contextualização do Conceito de Disruptivo (Benyakar), sua aplicabilidade e vantagens quando comparado à Teoria do Traumático;
– Treinamento em técnicas de abordagem relacional e emocional específicas para intervenções, e sua diferenciação com relação às técnicas interpretativas clássicas;
– Experiência Relacional Reconstrutiva (ERR): conceito, técnica e aplicação.
Treinamento oferecido pelos criadores do método;
– Aulas especiais exclusivas, desenvolvidas a partir de vivências do próprio grupo de profissionais matriculados no curso e estudos de caso, utilizando a ERR como método pedagógico.
Conteúdo Programático:
– Fundamentos Psicanalíticos da Psicodinâmica – Freud, Ferenczi, Bion, Pichon Riviére, Winnicot , P.Aulagnier, M. Benyakar;
– Introdução ao Pensamento Sistêmico, Teoria da Comunicação e Teoria da Complexidade;
– Psicopatologia Psicodinâmica: esclarecer as diferenças nos conceitos de: Trauma Psíquico, Traumático, Estresse Pós-Traumático e de Patologias por Disrupção;
– Metodologia da Técnica Psicanalítica;
– Metodologia da Técnica Psicodinâmica – Alexander, Malan, Thomé
– Diagnóstico Psicodinâmico – tratamento;
– Diagnóstico Psicodinâmico institucional;
– Sistemas humanos em interação: grupos e sociedade;
– Subjetividade e modalidades de intervenções institucionais;
– Modelo Psicodinâmico para o tratamento do traumático e os possíveis recursos terapêuticos multi / inter e transdisciplinares para as Psicoterapias, Intervenções Sociais e em Psico-Educação.
Diferenciais exclusivos:
– Aulas através da Experiência Relacional Reconstrutiva em grupo operativo para propiciar vivências e a assimilação de conceitos teóricos;
– Aulas teóricas, seminários e filmes;
– Estudos de caso e supervisão de atendimento através de casos clínicos apresentados pelos professores.
Público prioritário:
Profissionais da área de Saúde e Saúde Mental: psicoterapeutas, psicólogos, psiquiatras, médicos, assistentes sociais, arteterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros e profissionais ligados à Gestão Pública.
Vagas: 20 (vinte).
Horário: Aulas quinzenais somente às sextas-feiras, das 9h00 às 13h00.
Ano letivo: início em 11/03/2016 – término em 25/11/2016.
Carga horárias: 130 horas.
Atenção para a data da primeira aula! (11 de março de 2016)
Local: Instituto Sedes Sapientiae SP.
Rua Ministro Godoi, 1484 – Perdizes – São Paulo – SP.
Inscrições prorrogadas! Até 10 de março de 2016!
Código do curso no Sedes: 7893.
Informações complementares e inscrições: AQUI.
Bibliografia
– Altman, A., (2015). “La Incertidumbre vital, ‘Lo incierto’ y ‘La vivencia de incertidumbre por disrupción’”. Tese Doutoramento. USAL.
– Aulagnier, P., (1977). La violencia de lainterpretación. Amorrortu. Argentina.
– Benyakar, M., Kutz, I., Dasberg, H., Stern, M.J., (1989). The Collapse of a Structure: A Structural Approach to Trauma. Journal of Traumatic Stress, Vol. 2, No.4. Plenum Publishing Corporation.
– Benyakar, M., (1994). Trauma: Del damnificado a la víctima, de lo personal a lo social, de la tragedia al mito. Universidad de Tel-Aviv, Israel.
– Benyakar, M., (2003). “Lo Disruptivo. Amenazas Individuales y Colectivas: elpsiquismo ante guerras, terrorismos y catástrofes sociales”, Primera y Segunda Edición, Editorial Biblos. Segunda Edición 2006, Buenos Aires.
– Benyakar, M., Lezica, A., (2005). “Lo Traumático. Clínica y paradoja”. Tomo I. El proceso traumático. Editorial Biblos. Buenos Aires.
– Benyakar, M., Lezica, A. (2006). “Lo Traumático. Clínica y paradoja”. Tomo II. Abordaje clínico. Editorial Biblos. Buenos Aires.
– Kernberg, O., (1985). Internal World and External Reality. Jason Aronson Inc. Northvale, NJ, Londres.
– Lacan, J., (1962-1963). La angustia. Seminario 10. Ed. Paidós, Bs. As.
– Ferenczi, S., (1933). Confusión de lengua entre los adultos y el niño
– Freud, S., (1893-1899). Apartado I, Las neuropsicosis de defensa (Ensayo de uma teoría psicológica de la histeria adquirida, de muchas fobias yrepresentaciones obsesivas, y de ciertas psicosis alucinatorias), en TOMO III de S. Freud Obras Completas, Ed. Amorrortu, Buenos Aires/Madrid.
– Freud, S., (1896). Nuevas puntualizaciones sobre las neuropsicosis de defensa, TOMO III de S. Freud Obras Completas, Ed. Amorrortu, BuenosAires/Madrid.
– Freud, S., (1899). Sobre los recuerdos encubridores, en “Primeras publicaciones
psicoanalíticas”, TOMO III de S. Freud Obras Completas, Ed. Amorrortu, Buenos Aires/Madrid.
– Freud, S., (1900-1901), “La regresión” dentro del texto “Sobre la psicología de los
procesos oníricos”, La interpretación de los sueños, Tomo V de S. Freud Obras Completas, Ed. Amorrortu, Buenos Aires/Madrid.
– Freud, S., (1901). Recuerdos de infancia y recuerdos encubridores, en TOMO VI de
- Freud Obras Completas, Ed. Amorrortu, Buenos Aires/Madrid
– Freud, S., (1905). Tres ensayos de teoría sexual. Tomo VII de S. Freud Obras Completas, Ed. Amorrortu, Buenos Aires/Madrid.
– Freud, S., (1915). Pulsiones y destinos de pulsión, en Tomo XIV de S. Freud Obras
Completas, Ed. Amorrortu, Buenos Aires/Madrid.
– Ferenczi, S., Reich, W., Topia. 47.
– Lemgruber, V., (1995). Psicoterapia focal: O efeito Carambola (1995). Revinter: Rio de Janeiro
– Kernberg, O., (1985). Internal World and External Reality. Jason Aronson Inc. Northvale, NJ, Londres.
– Lacan, J., (1962-1963). La angustia. Seminario 10. Ed. Paidós, Bs. As.
– Morín, E., (1998). Introducción al pensamiento complejo. Ed. Gedisa
– Thomé. J.T., (2014). Modelo de Intervenção em Crises .Tese de Doutorado. Universidade Del Salvador , Buenos Aires, Argentina.