Quem Sou
José Toufic Thomé formou-se em medicina, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em 1971 especializando-se posteriormente em Psiquiatria. Em 1974 e 1976, cumpriu os créditos de pós-graduação Strictu Sensu em Psicologia Social e Psicologia Clínica, respectivamente, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Freqüentou ativamente a Faculdade Sedes Sapientiae desde 1968, como estudante, colaborador e professor. Em 1976 fundou, organizou, e coordena até os dias atuais, o curso de Formação em Psicoterapia Psicodinâmica e o curso de Intervenção Institucional, no Instituto Sedes Sapientiae (ISS), ministrando aulas regularmente.
Além da ocupação profissional principal, como médico, psicoterapeuta e psiquiatra clínico, exercida em seu consultório particular e em clínicas especializadas, trabalha junto às principais entidades ligadas à Medicina, Psiquiatria e Psicoterapia no Brasil e exterior. É o atual Coordenador do Departamento de Psicoterapia da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP); Delegado da ABP pelo Departamento de Psiquiatria da Associação Paulista de Medicina (APM); Vice-Presidente do Comitê de Psicologia Médica da APM; Secretário do Comitê de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica da APM; Delegado brasileiro e Tesoureiro da Federación Latino Americana de Psicoterapia; Membro Filiado do World Council for Psychoterapy (WCP); Sócio Fundador e Diretor de Afiliação da Associação Brasileira de Psicoterapia (ABRAP) e Delegado do WCP na Organização das Nações Unidas (ONU).
Sua história durante as últimas três décadas, registra experiências na criação e atuação como professor em cursos superiores em faculdade de medicina, atendimento clínico em hospitais e institutos especializados em psicoterapia, tratamento de população carcerária e supervisão de projetos para tratamento de menores desassistidos socialmente, entre muitas outras.
Os diversos projetos desenvolvidos por ele sempre estiveram fundamentados na interpretação da realidade como agente de transformação dos indivíduos. E justamente por considerar as características estruturais da sociedade e a sua influência decisiva sobre cada indivíduo, trabalhos como o realizado na Unidade de Semi-liberdade feminina da Febem, em São Paulo, sob a sua supervisão e a equipe de professores do Departamento de Psicodinâmica do ISS desde 1998, foram reconhecidos como referencial de intervenção institucional eficiente, com resultados práticos evidentes com este modelo psicodinâmico.
Como Delegado do WCP, o Dr. Thomé defende a Psicoterapia, no caso a Psicodinâmica, como ferramenta de interlocução entre os diversos setores da sociedade que estão empenhados no cumprimento das oito metas estabelecidas desde 1990 na Declaração do Milênio da ONU.